Via Láctea, é uma galáxia espiral barrada constituída por centenas de milhares de milhões de estrelas, entre elas, o Sol, localizado num dos seus braços. Faz parte de um enxame de galáxias chamado Grupo Local.

Saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Via_Láctea
http://en.wikipedia.org/wiki/Milky_Way




Nuvens de Magalhães,
denominadas Pequena e Grande Nuvem de Magalhães, são galáxias anãs irregulares, vizinhas da nossa galáxia, a Via Láctea. São visíveis apenas do Hemisfério Sul.


Saber mais:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nuvens_de_Magalhães




Telescópio Refractor,
um telescópio no qual a luz é colectada e refractada ou desviada por uma lente. Os telescópios refractores foram os primeiros telescópios a ser usados.


Saber mais:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Telescópio_refractor




Telescópio Reflector,
telescópio no qual a luz é colectada e reflectida num foco por um espelho.


Saber mais:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Telescópio_reflector




Espectro Electromagnético,
distribuição da radiação electromagnética de acordo com a sua energia, comprimentos de onda ou frequências correspondentes. Contém desde as ondas de rádio, as microondas, o infravermelho, a luz visível, os raios ultravioleta, os raios X, até aos raios gama.


Saber mais:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Espectro_eletromagnético




Observatório Europeu do Sul (ESO
), é uma organização europeia de astronomia e, desde a sua fundação em 1962, tornou-se uma das principais entidades de desenvolvimento e operação de um dos maiores projectos de infra-estruturas de investigação em astronomia, gerindo três observatórios de ponta na região do deserto de Atacama, no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor.


Saber mais:

http://www.eso.org/public/portugal/




Radiotelescópio,
é um tipo de antena parabólica, usada em radioastronomia. Difere dos telescópios ópticos uma vez que opera em zonas do espectro electromagnético onde pode recolher dados de fontes rádio.


Saber mais:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Radiotelescópio




Karl Jansky,
(1905-1950) físico e engenheiro americano que descobriu, em 1931, as ondas rádio emergentes da nossa galáxia, a Via Láctea, e é considerado um dos fundadores da rádio astronomia.


Saber mais:

http://en.wikipedia.org/wiki/Karl_Guthe_Jansky




Observatório de Arecibo,
é um radiotelescópio localizado perto da cidade de Arecibo, em Porto Rico e é dirigido pela Universidade Cornell.


Saber mais:

http://www.naic.edu/
http://en.wikipedia.org/wiki/Arecibo_Observatory




Interferometria,
é uma técnica que combina luz ou outra radiação de dois ou mais telescópios permitindo aos astrónomos ver em mais detalhe do que utilizando um único telescópio isolado.


Saber mais:

http://en.wikipedia.org/wiki/Interferometry#Astronomical_interferometry




Very Large Array (VLA),
um dos primeiros observatórios rádio do mundo, consistindo em 27 antenas dispostas ao longo de carris em forma de Y, podendo ser movidas. Está localizado em Socorro, no Novo México. O complexo estende-se por 36km e cada antena tem 25 metros de diâmetro.


Saber mais:

http://en.wikipedia.org/wiki/Very_Large_Array
http://www.vla.nrao.edu/




Interferómetro Submilimétrico ALMA,
interferómetro no domínio do rádio e irá estudar alguns dos objectos mais frios no Universo. Localizado no planalto Chajnantor, nos Andes chilenos, será composto por 66 antenas de alta precisão. Este é um projecto que envolve o ESO e alguns parceiros internacionais, como os Estados Unidos e o Japão.


Saber mais:

http://www.eso.org/public/portugal/astronomy/teles-instr/alma.html